Blog

Dicas para iniciar a busca pelo primeiro imóvel

24/07/2019 Voltar às notícias
Dicas para iniciar a busca pelo primeiro imóvel - Santer Empreendimentos

A busca do primeiro imóvel é um momento muito importante e especial na vida de qualquer pessoa. Porém, se você não estiver familiarizado com os processos, essa pode se tornar uma tarefa exaustiva. 

Para evitar que você fique ansioso e tome decisões equivocadas nessa jornada, preparamos algumas dicas sobre o que você deve saber antes de fechar um negócio.

Com as informações certas, você estará preparado para realizar esse grande passo de comprar seu primeiro imóvel!

 

Determine se é o momento certo 

A primeira coisa a fazer antes de comprar uma casa é se certificar de que você está preparado para correr atrás desse sonho. Essa é uma tarefa que você pode priorizar no momento atual da sua vida?

Você não precisa ter o dinheiro todo do valor da propriedade para iniciar uma negociação, mas deve ter em mente que é um compromisso financeiro a longo prazo e exigirá uma certa atenção especial nesse quesito.

Esteja ciente de que provavelmente você irá precisar de uma determinada quantia para dar como entrada no imóvel e depois será necessário ter disciplina e organização para manter as parcelas.

 

Defina qual o melhor tipo de imóvel para você

Pense no que é prioridade para você em um imóvel e como você imagina o lar perfeito. Considere seu momento atual, mas também reflita sobre as suas necessidades em um futuro próximo.

Você gosta de uma casa que recebe bastante luz natural? Prefere em um bairro mais tranquilo ou movimentado? Quantos quartos e banheiros são necessários? Você precisa de uma sala espaçosa? 

Pondere necessidades e desejos para definir qual é o melhor tipo de imóvel para você.

 

Faça uma avaliação cautelosa do imóvel

Ao visitar um imóvel, preste atenção nas condições da estrutura para evitar dor de cabeça com manutenção antes do tempo. 

Por isso, é sempre aconselhável buscar um imóvel com imobiliárias e construtoras de confiança.

Empresas sérias irão garantir a segurança e qualidade do imóvel e você não precisará se preocupar.

 

Consulte profissionais de confiança 

Ao encontrar o imóvel ideal, o você deve iniciar a negociação. Para ter certeza de que você irá fazer um negócio seguro, esteja atento a alguns detalhes a respeito do vendedor. 

Você pode confirmar que o vendedor é de fato o proprietário do imóvel no Cartório de Imóveis.

Sempre consulte especialistas do ramo imobiliário para fornecer informações detalhadas e esclarecer dúvidas. 

Além de um corretor, você pode, por exemplo, ter o apoio de um advogado imobiliário para se inteirar dos próximos passos e dos documentos necessários. Um despachante também pode te ajudar com a parte burocrática. 

 

Encontre a melhor forma de pagamento

Com tudo definido, chegou a hora de descobrir o melhor método de pagamento para você. Se você não conta com o dinheiro necessário para fechar o negócio à vista, a melhor forma é através do financiamento. 

Nesse processo, o banco disponibiliza a quantia necessária para a compra de uma propriedade e comprador paga parcelas mensais diretamente para a instituição financeira.

Para realizar o pagamento através do financiamento, o comprador primeiro precisa pagar uma entrada, que geralmente varia entre 10% e 20% do valor da propriedade desejada. 

Existem vários tipos financiamento, mas os mais comuns são: pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), direto com a construtora e pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). 

Uma boa pesquisa sobre esses modelos irá te ajudar a entender melhor qual se ajusta mais ao seu perfil.

Agora você está mais preparado para ir em busca do seu primeiro imóvel! Para encontrar a propriedade perfeita para você, não deixe de consultar a Santer!

Ligamos para você